→ Entrar no Instagram

O Instagram é uma rede social que funciona através de um aplicativo disponível para Android, IOS e Windows Phone e tem como objetivo o compartilhamento de fotos e vídeos do cotidiano. Diferentemente da maioria das redes sociais, no Instagram imperam as imagens, e não os textos, por isso, além dessa possibilidade de compartilhamento, o aplicativo contém uma série de filtros, molduras e efeitos de edição que enriquecem as imagens, que recebem também legendas e comentários próprios.

Além dos dispositivos móveis, atualmente também é possível navegar pelo Instagram na Web, acessando o site www.instagram.com. Nele, podem-se ver imagens, interagir e buscar outros usuários. Apenas a publicação de fotos não é permitida.

Fundado em 2010, o Instagram se tornou um sucesso total em todas as plataformas de internet móvel e, atualmente, é a segunda rede social com maior número de usuários ativos no mundo. Além do compartilhamento pessoal, o Instagram também se tornou palco para publicidade e desenvolvimento de negócios, sendo quase tão relevante quanto o Facebook.

Como entrar ou fazer login no Instagram

entrar-no-instagram-login

Parte do sucesso do Instagram se deu por ser pioneira em diversos recursos, como o desenvolvimento de uma plataforma específica para a edição e o compartilhamento de imagens, sendo estas o principal meio e não apenas “um álbum de fotos”. Outra parte da grande adesão ao Instagram se deu também pela sua possibilidade de compartilhamento com outras redes sociais, como o Facebook, o Flickr, o Twitter, dentre outras.

No Instagram, um usuário pode se conectar com amigos de outras redes sociais, registrar o seu dia-a-dia em fotos e vídeos e, é claro, conhecer e interagir com o cotidiano de outras pessoas. Quanto mais criativa for a imagem compartilhada, mais facilmente um usuário consegue visibilidade, através de curtidas e seguidores. Outra forma de encontrar conteúdos na rede é através das hashtags (#).

Poucas pessoas sabem que essa rede social de grande sucesso foi inicialmente desenvolvida por um brasileiro, Mike Krieger juntamente com o americano Kevin Systrom e, de acordo com a Content Trends 2016, o Instagram foi a rede que mais cresceu no ano corrente e, no Brasil, se consolidou também como a segunda rede social mais colocada em preferência dos usuários.

Como funciona o Instagram?

Basicamente, no Instagram, um usuário pode postar fotos e vídeos de curta duração (até 30 segundos), aplicando efeitos a eles. Além do compartilhamento, é possível interagir com outros usuários, pelas curtidas, menções e comentários.

A conexão entre usuários no Instagram se dá pelo ato de “seguir”. Alguns perfis são abertos ao público enquanto que outros, só podem ser vistos pelos seguidores autorizados pelo dono da conta. Quanto mais seguidores, maior a visibilidade do perfil de alguém.

Como forma de organizar as publicações, existem as hashtags, que são marcações temáticas feitas pelos próprios usuários, organizadas pelo termo precedido de um sustenido (#). Se colocadas hashtags nos mecanismos de busca, são exibidas publicações relacionadas, como uma forma de divisão de imagens em categorias criadas pelos próprios usuários.

Dessa maneira, através das hashtags, é possível aumentar a sua visibilidade para outros usuários interessados na mesma temática e até mesmo criar campanhas, como frequentemente ocorrem na rede social. Esse recurso é especialmente utilizado por empresas que desejam divulgar seus produtos, alcançando o seu público-alvo através das hashtags.

Quais são os recursos do Instagram?

Além dos belíssimos filtros inspirados nas câmeras Polaroid que conquistaram o público do Instagram, a rede social é repleta de outras importantes funcionalidades. Conheça abaixo em detalhes os principais recursos do Instagram e como usá-los:

Edições

Talvez a grande chave para a aceitação do Instagram foi a sua funcionalidade em belíssimas edições de imagens, filtros que são disponibilizados logo após fazer o carregamento da foto no aplicativo. Além de aplicar os filtros, o usuário pode editar a luminosidade, nitidez, contraste, fazer cortes e diversos outros ajustes.

Curtidas

Um recurso presente em todas as redes sociais, as curtidas aparecem no Instagram através do símbolo do coração, que fica vermelho sempre que alguém toca nele ou dá um clique duplo na publicação. Através da curtidas, pode-se medir a popularidade e o alcance das publicações, além do poder de interação que as postagens possuem.

Comentários

Os comentários oferecem uma segunda opção de interatividade no Instagram. Eles podem ser feitos nas próprias publicações, logo abaixo da legenda. O sistema de comentários do Instagram é mais simples do que de outras redes sociais, porém, tem a mesma função. Além de comentar na publicação, os usuários podem marcar amigos para que eles também vejam a mídia compartilhada, aumentando, assim, o alcance da postagem.

Essas marcações são ainda mais interessantes em perfis de artistas famosos, pois, quando eles marcam algum usuário em resposta a um comentário, rapidamente suas marcações ganham as mídias sociais e aumentam drasticamente a popularidade do usuário.

Explorar

Essa é uma aba interessante para quem procura imagens de um tema específico. Logo ao abrir a aba, é disponibilizada uma galeria de fotos de pessoas em todo o mundo, baseadas nas suas publicações, curtidas e nos perfis que segue. Assim, é possível descobrir novos perfis, galerias e aumentar a visibilidade de publicações para além da rede de conexões.

Marcação em fotos

Além das marcações nos comentários, é possível também utilizar o mesmo recursos em fotos, marcando outras pessoas. Assim, a imagem será exibida em uma seção específica para marcações no perfil do usuário. Caso a pessoa não deseje que aquela foto apareça em seu perfil, é possível também ocultar a marcação.

Localização

Junto às edições, marcações e legendas, é possível também adicionar uma localização às fotos ou vídeos publicados. Isso ajuda outros usuários a saberem o local daquela imagem, normalmente utilizada em paisagens, monumento, etc.

Mensagens Diretas

Como um tipo de chat, as mensagens diretas mostram uma nova forma de interação, muito mais pessoal. Além de trocar mensagens, é possível também enviar fotos entre os usuários, possibilitando uma maior conexão interatividade. Muitas empresas que utilizam o Instagram como forma de publicidade utilizam as mensagens diretas como forma de conversar com os usuários interessados.

Instagram Stories

login-instagram-stories

Um recurso novo do Instaram, permite a postagem de imagens e vídeos em tempo real e que, como no Snapchat, desaparecem após 24 horas. Uma das maiores funcionalidades desse novo recurso é para a manutenção e aumento da visibilidade e interatividade de pessoas públicas e empresas que possuem muitos seguidores, uma vez que, com os vídeos em tempo real, podem se conectar com diversos usuários ao mesmo tempo.

Como usar o Instagram?

Para utilizar o Instagram, é preciso ter acesso a um sistema operacional Android, IOS ou Windows Phone. Confira abaixo um passo-a-passo para criar uma conta, alterar as configurações e fazer a sua primeira postagem na rede:

  1. Abra a loja de seu sistema, busque pelo aplicativo Instagram e instale-o.
  1. Ao abrir o aplicativo, você poderá fazer um cadastro utilizando a sua conta do Facebook ou pela conta de e-mail, inserindo o e-mail, nome de usuário, senha, telefone e foto do perfil.
  1. Assim que criar um registro e entrar no Instagram, é possível buscar automaticamente todos os amigos do Facebook ou da conta de e-mail que também estão na rede social. Assim que procurar, você poderá escolher que deseja seguir.
  1. Para ativar a câmera fotográfica, toque no botão centram do aplicativo, em formato de uma câmera. Você poderá tirar uma foto ou busca-la na galeria do Smartphone. Após a captura ou seleção, clique na seta na parte superior direita da tela e você será direcionado para a página de edição.
  1. Nessa página, através dos ícones do menu inferior, é possível alterar o tamanho, posicionamento, fazer edição de cores, luz/sombra, contraste, nitidez, vinheta e aplicar um filtro dentre as diversas opções oferecidas pelo aplicativo.
  1. Assim que concluir a sua edição, clique novamente na seta do canto superior direito para avançar. Na página seguinte, poderá marcar pessoas, escrever uma legenda, adicionar localização e, na parte inferior da tela, há a opção de compartilhar a imagem em sua conta do Facebook ou Twitter.
  1. Após selecionar todas as preferências para a imagem e concluir a edição, basta avençar para publicar. Em poucos segundos sua postagem está no ar e aparecerá no feed dos seus seguidores.
  1. Para alterar suas configurações de privacidade, clique no último ícone do menu inferior, que tem o formato de um boneco e, em seguida, no símbolo de três pontos localizados no canto direito superior da tela seguinte. Você estará no menu Opções.
  1. Descendo a rolagem da tela, clique em “Conta privada” para ativar a privacidade de sua conta. Assim, ela estará bloqueada para pessoas que não façam parte do seu círculo social. Ao adicioná-lo, você receberá uma notificação solicitando uma autorização para a inclusão do novo usuário entre seus seguidores.

Perfis com contas abertas ao público possuem maior visibilidade, aparecem nas galerias do recurso “Explorar” e são ideais para pessoas que estão em busca de novos seguidores e para empresas que fazem divulgação de produtos e serviços na rede social.

Nessa mesma página de opções, é possível também vincular a conta do Instagram com outras redes sociais, de forma que as suas publicações possam aparecer simultaneamente em vários perfis.

Leave a Reply